terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aula no blog: Doenças relacionadas aos 5 sentidos

Problemas relacionados a boca

Tártaro
Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva (gengivite) e afeta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de limpar durante a escovação. Isto é um fator que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda de alguns dentes se não for tratada a tempo.

Candidose
A infecção pelo candida albicans, um microrganismo Fùngico semelhante à Levedura, è denominada candidíase ou, como preferem os ingleses,Candidose.
Monilìase è um termo mais antigo para essa doença , porèm seu
Uso è considerado impròprio por ser derivado da designação arcaica Monilia Albicans. Oustros membros do gênero candida, como a c. Tropicalis , c. Krusei , c. parapsilosis e c. Guilliermondi também podem ser encontrados intra-oralmente ,
Mas sò raramente causam doença.

A rubéola é uma doença causada pelo togavírus e transmitida por via respiratória. Seus principais sintomas são muito parecidos com outras doenças virais comuns na infância, como sarampo e caxumba (papeira), geralmente envolvendo febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor pelo corpo, dificuldade ao engolir, nariz entupido e aumento dos gânglios. Geralmente cura-se sozinha, mesmo sem tratamento, mas, em infeções de mulheres grávidas, o embrião pode sofrer malformações. Mesmo que não apresente sintomas percetíveis, o doente de rubéola pode contaminar as pessoas com quem convive,e em todos os casos é extremamente desagradável [1].

Nenhum comentário:

Postar um comentário